Blog

comer emocional, comer consciente, mindful eating, comer por estresse, comer por ansiedade

Comer Emocional: Inimigo da Balança

O comer emocional é um comportamento problemático que pode levar muitas pessoas ao sobrepeso e mesmo à obesidade. É um dos maiores inimigos da balança que temos.
 
Mas o que seria esse comportamento?
 
O Comer Emocional é o comportamento que surge em momentos de estresse, nervosismo, ansiedade e raiva. É chegar em casa à noite após um dia difícil no trabalho e procurar doces ou alimentos gordurosos como forma de "recompensa" ou em busca de um "prazer", por exemplo.
 
Isso acontece porque os alimentos ricos em açúcar e gordura, também chamados de "comidas de conforto", melhoram o humor e reduzem o estresse. Além disso, o triptofano, um aminoácido presente por exemplo no chocolate, muitas vezes alvo do Comer Emocional, também pode ajudar a controlar a ansiedade.
 

COMO EVITAR O COMER EMOCIONAL

1- Evitar Dietas Restritivas
Isso além de poder te deixar com mais fome, pode no fim das contas gerar um depleção de micronutrientes e estresse que predisponham ao comer intuitivo. Nesse aspecto o seguimento com um nutricionista pode ajudar muito.
 
2- Comer Intuitivo
Treinar a mente para perceber no corpo as sensações de fome e saciedade. Muitas vezes comemos sem estar com fome, isso se torna um hábito que muitas vezes ficamos destreinados em sentir a fome e guiar a nossa alimentação por ela.
 
3- Comer Consciente (Mindful Eating)
O comer consciente, também chamado de Mindful Eating, envolve as seguintes tarefas:
  • não realizar outras tarefas enquanto come, por exemplo assistir televisão ou ficar em redes sociais
  • prestar atenção no que está sendo comido, na textura, cheiro e sabor do alimento, por exemplo
  • tolerar a fome por certo tempo
 
4. Evitar ter Doces em casa
Muitas vezes um dos principais obstáculos para evitar o Comer Emocional é a oferta de alimentos tentadores em casa. Realmente é muito difícil para muitas pessoas resistir a um doce, e cada um tem o seu, após um dia estressante. Uma forma de te ajudar nessa tarefa é simplesmente não ter por perto e se habituar à falta dele. Não é fácil obviamente, envolve treino.
 
5. Controle do Estresse
Esse é um ítem muito importante. Isso pode começar com tendo cuidado com o sono, procurando ter uma rotina de atividade física regular e desligar regularmente, nem que seja por poucos momentos, das atividades de trabalho e das demandas que mais consomem suas energias diariamente.
 

BIBLIOGRAFIA

  • Carvalho APL, Lafer B, Schuch FB. Psiquiatria do Estilo de Vida. 2021
 
0 Comentários

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será divulgado. *Campos obrigatórios.