Blog

falha do tratamento psiquiatrico, medicamento psiquiatrico nao funciona, insucesso no tratamento psiquiatrico, nao melhoro da depressao, nao melhoro da ansiedade

Quais as Causas de Insucesso e Falha do Meu Tratamento?

Infelizmente algumas pessoas têm resultados insatisfatórios, parciais ou falha em seus tratamentos, isso é válido para qualquer especialidade médica. Como minha especialidade é Psiquiatria vou me ater ao que observo na minha prática como os principais causadores de resultados insatisfatórios. Vamos a eles.
 

Interrupção Inadvertida da Medicação

Isso ocorre com muita frequência. Algumas pessoas após melhorarem e estarem se sentindo bem interrompem o tratamento inadvertidamente. O fato é que muitas vezes essa interrupção acontece justamente em uma fase ainda de fragilidade do Sistema Nervoso Central e os sintomas voltam a aparecer.
 
Em outros casos, se vai de uma dose X para uma dose Zero, sabendo que com algumas medicações isso pode gerar uma série de efeitos colaterais.
 
Ainda, em outros casos, já no começo do tratamento alguns interrompem ou por ter algum efeito colateral (que pode ser absolutamente normal na fase de adaptação) ou por não perceber melhora (que também é absolutamente normal no começo, muitas medicações levam dias, às vezes semanas, para começarem a fazer efeito).
 

Consultas Médicas muito Espaçadas

Isso também é muito frequente e prejudica o andamento dos casos. No começo do tratamento, em média, as consultas devem ser mensais (repito, em média, algumas vezes esse intervalo tem que ser menor). 
 
Entendo a complexidade da agenda de todos.
 
Mas muitos passam na primeira consulta só retornam meses depois, sabendo que sobretudo no começo do tratamento é uma fase muito particular em que podem ocorrer ajustes nas doses, troca ou associação de medicações, orientações e ajustes comportamentais e ambientais, e isso tudo se perde com intervalos muito longos entre as consultas.
 

Ficar Alguns Dias sem Tomar a Medicação

A responsabilidade pela tomada da medicação é do próprio paciente, em casos especiais de um cuidador. Verificar a quantidade de comprimidos é fundamental para uma programação de retorno ou solicitação de nova receita.
 
Deixar a medicação acabar por falta de programação, ir viajar e esquecer de levar medicação, sair para o trabalho e esquecer de tomar o remédio, ou ainda experimentos de "tentar ver como eu fico sem a medicação" são totalmente inadequados e prejudiciais ao sucesso do tratamento.
 

Mudança de Marca da Medicação

 
Esse é um item bastante importante também. Existem pequenas variações entre as marcas de medicamentos, caso contrário existiria apenas uma.
 
Caso você esteja usando um medicamento, seja ele o referência, similar ou genérico, mantenha esse mesmo laboratório continuamente (a não ser que seu médico oriente troca), isso evita que uma melhora ou piora, ou um novo efeito colateral ou melhor tolerabilidade, seja confundido com a troca do fabricante da medicação.
 

Não Adesão a Mudanças Comportamentais e em Estilo de Vida

Em alguns casos as medicações são fundamentais para a melhora clínica. Tão importante quanto as medicações, muitas vezes a mudança de comportamentos e em estilo de vida somam forças para a melhora completa, e muitas vezes são fundamentais para essa melhora completa. 
 
 
A não adesão a esses orientações, quando identificadas e feitas pelo psiquiatra, também pode prejudicar muito o resultado final do tratamento.
 

Conclusão

Posto isso tudo, agora você já sabe as principais causas de insucesso no tratamento. Caso queira saber além de evitar esses erros saber sobre como aumentar o seu sucesso segue link para outro texto.
 
0 Comentários

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será divulgado. *Campos obrigatórios.