A relação entre seres humanos e animais de estimação é antiga, afetuosa e, cada vez mais, reconhecida pela ciência como benéfica para a Saúde Mental. Ter um Pet não se resume apenas à companhia, também se trata de uma interação que pode favorecer o bem-estar emocional, reduzir sintomas de Ansiedade, e até ajudar em alguns casos de Depressão.
Diversos estudos demonstram que a presença de um animal doméstico pode estimular a liberação de substâncias associadas ao prazer e à conexão social, como a ocitocina e a dopamina.
Além disso, cuidar de um Cão ou Gato, por exemplo, pode favorecer uma rotina mais estruturada, incentivar a prática de atividades físicas e proporcionar sensação de propósito. Isso pode ser ainda mais importante para pessoas que vivem sozinhas ou enfrentam momentos difíceis.
Para crianças, adolescentes e idosos, os Pets também desempenham um papel terapêutico, contribuindo para o desenvolvimento emocional, redução do estresse e melhora da autoestima.
Embora não substituam intervenções clínicas quando necessárias, eles podem ser aliados valiosos em estratégias integradas de cuidado à Saúde Mental.
Referências
- Brooks et al. The power of support from companion animals for people living with mental health problems: a systematic review and narrative synthesis of the evidence. BMC Psychiatry (2018)
0 Comentários