Blog

emocao, emoção, sentimento

Qual a diferença entre emoção e sentimento?

Emoção e sentimento são termos muito empregados no dia a dia. Sentimos e nos emocionamos diariamente, e são essas experiências que dão cores à nossa vida diária. Mas qual seria a diferença entre emoção e sentimento?
 
Emoção é definida como uma reação afetiva mais aguda, rápida, desencadeada por alguma experiência ou lembrança. Geralmente essa vivência é acompanhada por sintomas físicos intensos como aumento da frequência cardíaca, sorriso, o rosto pode ficar avermelhado, dificuldade em falar, dependendo da emoção despertada. Como exemplos de emoções temos a surpresa, a vergonha, a fúria e o susto. 
 
As emoções são fundamentais, inclusive como mecanismo de defesa. Ela permite a adaptação de nosso corpo de maneira rápida a mudanças repentinas no ambiente. Imagine que você está fazendo uma trilha na mata e se depara com uma cobra, isso provavelmente te gerará um susto, com aumento da frequência cardíaca provavelmente seguida de um grito, e esse susto te permitirá uma mudança rápida de direção.
 
Já o sentimento é uma vivência mais mental, interna, por vezes estável, em relação a um fato, objeto ou pessoa. Poucas vezes tem repercussões no corpo tão intensas como a emoção. São exemplos de sentimentos: a saudade, a tristeza, a culpa, a inveja, o amor, a gratidão, dentre muitos outros. Os sentimentos podem ser acessados onde quer que a gente esteja, podem ser desencadeados por um perfume, uma foto, uma música, uma lembrança.
 
Muitas vezes as emoções acabam com o tempo gerando sentimentos. Por exemplo, receber uma festa de aniversário pode gerar uma grande surpresa e com o tempo se manifestar através de sentimentos, como a saudade e a gratidão.
 
Emoções e sentimentos fazem parte de nossa vida afetiva, agradáveis ou desagradáveis, prazerosos ou não, algumas vezes contraditórios e ambíguos, são mais uma das variadas manifestações da complexidade da mente humana.
 

Referência

Dalgalarrondo, P. Psicopatologia e Semiologia dos Transtornos Mentais. 2ª Edição, Artmed, 2008.
 
0 Comentários

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será divulgado. *Campos obrigatórios.