Blog

TCC - Cetamina e Escetamina no Transtorno Bipolar

Em 21 de Fevereiro de 2024 pude participar da banca de avaliação de TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) dos Residentes de Psiquiatria da Secretaria Municipal de São Bernardo do Campo, SP, a convite de  seu coordenador, Dr. Henrique Paiva.

O Trabalho apresentado pelo Dr. Lucas Reifur, intitulado: "Taxa Internacional de Virada Maníaca com uso de Cetamina e Escetamina  no Tratamento da Depressão Bipolar: Uma Revisão Sistemática", trouxe dados bastante significativos a respeito de um possível efeito colateral do tratamento com Cetamina e Escetamina em pacientes com depressão bipolar.

A Cetamina e a Escetamina, inicialmente desenvolvidos como anestésicos, demonstram efeito antidepressivo rápido e robusto, em pacientes com depressão resistente ao tratamento, unipolar e bipolar. Isso levou inclusive à aprovação pelo FDA e Anvisa do tratamento com Escetamina por via intranasal para Depressão Resistente ao Tratamento.

Um dos possíveis efeitos colaterais em pacientes bipolares seria a virada maníaca, ou indução de estados de mania/ hipomania pelo tratamento. Os dados apresentados pelo Dr. Lucas, indicam que esse risco é baixo, de 0 a 6,3%, dependendo da casuística estudada, assim como temos visto na prática clínica.

No entanto, apesar do baixo risco, e aparente boa tolerabilidade, o uso em pacientes com transtorno bipolar permaneceoff labelem nosso país, e sua indicação deve ser feita com base na experiência do médico.

Não faça uso de qualquer medicamento ou substância sem prescrição médica.

Parabéns ao Dr. Lucas e ao seu orientados, Dr. Anderson, pelo trabalho!

0 Comentários

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será divulgado. *Campos obrigatórios.