Blog

Exercício Físico ou Ansiedade? Como Diferenciar os Sintomas

Muitas pessoas que iniciam ou intensificam a prática de Exercício Físico relatam sintomas como Aumento da Frequência Cardíaca, Sudorese, Respiração Acelerada e até Tremores. Esses sinais, comuns durante o esforço físico, também podem estar presentes em quadros de Ansiedade, o que gera dúvidas e até preocupações desnecessárias.

Durante a prática de Atividade Física o corpo passa por alterações fisiológicas normais:

  • o coração bate mais rápido para bombear sangue,
  • a respiração acelera para levar oxigênio aos músculos,
  • e o suor ajuda a regular a temperatura corporal.

No entanto, quando uma pessoa já convive com sintomas de Ansiedade, essas sensações podem ser interpretadas como sinais de perigo,e muitas pessoas podem achar que estão em uma crise.

A confusão acontece porque tanto a Ansiedade quanto o Exercício Físico ativam o sistema nervoso simpático, com liberação de adrenalina e noradrenalina, responsável por reações de “luta ou fuga”.

Em indivíduos sensíveis, essa sobreposição pode intensificar a percepção de mal-estar, criando um ciclo de preocupação.

Uma forma de diferenciar é observar o contexto: durante ou logo após a prática de Exercício Físico, as sensações tendem a diminuir gradualmente à medida que o corpo se recupera. Já na Ansiedade, os sintomas podem surgir de forma repentina, sem estímulo físico, e permanecer por mais tempo.

Para contornar essa confusão e sobreposição, um educador físico pode ajustar a intensidade dos treinos, enquanto um psicólogo ou psiquiatra podem auxiliar no manejo da Ansiedade. Reconhecer a diferença entre os sinais ajuda a aproveitar melhor os benefícios da Atividade Física para a saúde mental.

Referência

  • Guyton & Hall. Tratado de Fisiologia Médica (2021).
0 Comentários

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será divulgado. *Campos obrigatórios.