É normal que o Humor varie ao longo do dia, influenciado por fatores como sono, alimentação, estresse e acontecimentos cotidianos. No entanto, Oscilações de Humor muito frequentes, intensas ou que interferem na qualidade de vida da pessoa, e/ ou de quem está em volta, podem ser sinal de algo mais sério, como Transtornos do Humor ou Desregulação Emocional.
Pessoas com mudanças bruscas de ânimo — sentindo-se eufóricas pela manhã e profundamente desanimadas à tarde, por exemplo — podem estar enfrentando um quadro que vai além da "instabilidade emocional" comum.
Nessas situações, é fundamental observar a duração, intensidade e impacto dessas variações. Condições como Transtorno Bipolar, Transtorno de Personalidade Borderline e até mesmo o TDAH em adultos estão entre os diagnósticos que envolvem Oscilações de Humor marcadas.
Lembrando que nem toda variação emocional é patológica. Em muitos casos, fatores como excesso de demandas, falta de sono e estilo de vida desorganizado podem contribuir significativamente para o quadro de Variações de Humor.
Buscar ajuda profissional é o primeiro passo para entender o que está por trás dessa instabilidade.
Prestar atenção aos sinais e cuidar da saúde mental é uma atitude de autocuidado e responsabilidade consigo mesmo, e que podem impactar significativamente a qualidade de vida.
Referências
- American Psychiatric Association. DSM-5: Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders.
0 Comentários