Blog

Perda de Prazer, diminuição do prazer, redução do prazer, Anedonia, Depressão, anedonia na depressão

Perda de Prazer: Quando Pode Ser Sinal de Doença?

Sentir prazer faz parte das nossas vidas, nos movimenta e está diretamente ligado à nossa saúde mental. No entanto, muitas pessoas notam uma Perda de Prazer em atividades que antes traziam satisfação, como estar com amigos, praticar um hobby ou até comer algo gostoso. Esse sintoma, conhecido como Anedonia, pode ser um importante sinal de alerta.

A Anedonia é um dos critérios centrais para o diagnóstico de Depressão (APA, 2013). No entanto, ela também pode estar presente em outros transtornos, como a Esquizofrenia, o Transtorno Bipolar  e até em quadros relacionados ao uso de substâncias ou à Doença de Parkinson.

É fato que perder o interesse momentaneamente por algumas coisas é normal em situações de estresse ou luto, mas a persistência desse quadro por semanas ou meses pode indicar um transtorno mais sério, que merece avaliação médica.

A boa notícia é que existem formas de tratar a Anedonia, e os quadros relacionados a ela. Estratégias incluem Psicoterapia, mudanças no estilo de vida, abordagens comportamentais e, em alguns casos, o uso de medicações ou técnicas como a Estimulação Magnética Transcraniana.

Procurar ajuda profissional é fundamental para identificar causas e recuperar a capacidade de sentir prazer e retomar a qualidade de vida. Se você ou alguém próximo tem apresentado esse tipo de sintoma, procure ajuda profissional.

Perder o prazer de viver pode ser mais do que um momento ruim, pode indicar a presença de uma doença tratável.

Referências

  • American Psychiatric Association. DSM-5: Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders. 2013
0 Comentários

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será divulgado. *Campos obrigatórios.